sábado, 2 de julho de 2016

Três meses de muita sinergia

Após muitos convites do amigo Pablo Robles, finalmente decidi participar das atividades do Instituto Sinergia Social, ONG idealizada e fundada por ele para atuar no fortalecimento institucional de outras ONGs. Sempre estive próximo, participei da primeira assembléia, me associei na segunda e nos últimos anos vinha me aproximando mais, atuando como um conselheiro pessoal do Pablo, ajudando-o a traçar rumos e pensar estratégias de atuação, mas nunca havia participado ativamente das ações da entidade. Em março deste ano comecei a me integrar aos encontros de planejamento e em abril ingressei como membro atuante, pegando de cara o encontro dos dois grandes projetos atuais da entidade, o Programa Saberes que Transformam, em período de conclusão e o Somos Mobilizadorxs, em implantação, ou seja, muita coisa pra fazer acontecer.


O primeiro desafio foi ajudar a realizar uma campanha de financiamento coletivo para o Saberes que Transformam com o objetivo de arrecadar recursos para impressão de um livro de artigos que é o resultado de três anos de execução do programa. Foi a largada de Fórmula 1. Pouco mais de uma semana para organizar o evento de lançamento, criar a identidade visual da campanha, revisar e adaptar textos, criar várias artes e até telas para um vídeo promocional da campanha que foi exibido nos televisores do restaurante Nakombi, local onde aconteceu o evento. Nosso associado Wosley Nogueira é um dos donos da franquia aqui em Fortaleza.


Graças ao apoio do Nakombi e ao empenho pessoal do Wosley, além do trabalho hiperfocado do Pablo, o lançamento foi um sucesso. Na ocasião finalmente conheci pessoalmente minha até então amiga virtual, a cantora Lidia Maria, que gostou da proposta do Sinergia e resolveu se integrar à nossa equipe.

A cor da nossa roupa não foi combinada antes 

Campanha lançada, Lidia na equipe, partimos para a captação de doações. Ligações, visitas, mais artes para publicação, releases pra imprensa e, pra arrematar a campanha, mais um evento, dessa vez ideia do Wosley: uma feijoada solidária. Fomos nós produzi-la.


Identidade visual da campanha Saberes que Transformam 

Mas como estamos no período em que os dois projetos se cruzam, fomos produzir também a primeira oficina do projeto Somos Mobilizadorxs, ministrada pelo professor e parceiro de primeira mão Thiago Occiuzzi para os estudantes universitários inscritos. Momento também de criar a identidade visual para o projeto, que até então só tinha a marca definida.


De volta à campanha, preparação da feijoada, que teve show da Lidia Maria e também da Régia da Costa, minha esposa, que também é cantora. Com uma boa arrecadação na feijoada e um esforço na reta final, conseguimos alcançar a submeta de R$ 10.800,00, o que garantiu o recurso necessário para a impressão de mil exemplares do livro Saberes que Transformam. Como a meta da campanha eram R$ 18 mil, agora o desafio é captar recursos de outras fontes para complementar a demanda do projeto.


Fechando esses meses de intensa atividade, realizamos mais um evento, esse no dia do meu aniversário, 30/jun. Foi o lançamento do edital do Projeto Somos Mobilizadorxs, que irá selecionar 3 ONGs da Região Metropolitana de Fortaleza para participarem do projeto.

Isso na camisa do Pablo não é uma estampa, é um orbe que apareceu na foto! 

Para finalizar o dia, ganhei bolo surpresa de aniversário. Gostei. Teve aquele gostinho de aniversário no escritório que fazia tempo que eu não experimentava. Gostinho também do espírito de equipe, agindo em sinergia para realizar esse monte de coisa com poucos recursos e em tão pouco tempo.

Pela segunda vez na vida, caí no conto da reunião. Fui, cheguei lá era bolo. 
E se você quiser saber mais das nossas peripécias sinérgicas, participar e apoiar nossos projetos, acesse e curta a página do Sinergia Social no Facebook.

Esta é a primeira postagem de um novo formato de escrita do blog. Dentre as resoluções de aniversário, resolvi usar este espaço também para contar das minhas atividades, ideias, projetos, enfim, aquelas mil coisas que sempre faço ao mesmo tempo, postando num formato mais divertido, com mais imagens e menos texto. Vou inclusive postar relatos de coisas que realizei no passado e que não foram devidamente registradas, assim adianto o trabalho da minha futura autobiografia :).

Elinaudo Barbosa
2 de julho de 2016

Um comentário:

  1. Aceitar os convites da Vida no momento certo para nós é uma sabedoria a ser alcançada a cada dia. Viver no Aqui e no Agora e tomar as decisões acertadas. Quando isso é posto em prática todxs ganham. Parabéns Eli e a todxs da equipe.

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: